Retina dos olhos: as 3 doenças mais comuns e seus sintomas

O que é a retina?

A retina é um revestimento de tecido que cobre a parte de trás do olho, pelo lado de dentro, e está localizada próximo ao nervo óptico, tem como principal função ajudar o olho a se comunicar com o cérebro por meio dos fotorreceptores presentes em sua estrutura, responsáveis pela formação da imagem, ou seja, pela visão.

Por isso, é fundamental preservar a retina funcionando de maneira adequada, para dispor de uma boa visão ao longo dos anos para evitar o desenvolvimento de doenças que prejudiquem a saúde ocular.

Existem diversas doenças relacionadas à retina, por isso no blog de hoje, vamos falar sobre 3 das principais doenças que podem afetar essa estrutura.

1- Descolamento de Retina

O deslocamento da retina ocorre quando a retina se desloca da parede do fundo do olho por conta de fatores como inflamação, trauma, envelhecimento natural e, também, por infiltração do vítreo, a substância líquida dentro do olho.

Existem três tipos de descolamento de retina, cada um com sua complexidade.

• Regmatogênico (buracos, rasgos ou diálises);
  • Seroso, exsudativo da retina (inflamação, lesão ou anormalidades vasculares);
  • Tracional (separação das camadas causada por tração na retina).

Principais sintomas do descolamento de retina

O descolamento de retina geralmente não causa dor, mas existem sinais e sintomas que podem ser um sinal de alerta para essa doença, como:

• Flashes de luz (fotopsias);
  • Sombra, manchas ou cortina no campo visual, ou perda de visão central;
  •  Percepção de corpos flutuantes (moscas-volantes).

Tratamento

Em geral, as formas de tratamento para o deslocamento da retina consistem em cirurgias de reposicionamento com técnicas a laser, além disso, é necessário realizar a vitrectomia se o líquido do interior do olho (o vítreo) também foi afetado.

A vitrectomia é um procedimento em que o vítreo do olho é trocado por outra substância, que mantém a pressão sobre a retina, firmando-a no fundo do olho.

Degeneração da Mácula

A mácula é uma estrutura central da retina responsável pelo centro do campo de visão, é através da mácula que se obtém a clareza, definição das imagens e percepção das cores.

A mácula pode se degenerar em função de fatores genéticos ou pode sofrer alterações em função da ação da diabetes nos vasos sanguíneos do olho, da hipertensão arterial ou do acúmulo de resíduos do metabolismo na área afetada.

Os principais sintomas da degeneração da mácula estão relacionados a:

•  Distorção ou bloqueio da visão central;
  • Incapacidade de focar os olhos para a leitura, para perceber detalhes finos ou visualizar objetos;
  • Redução na intensidade da luz e das cores nas imagens.

Fatores que contribuem para o surgimento da doença, sendo os principais:

• Idade;
  • Predisposição genética;
  • Exposição à luz solar;
  • Tabagismo.

Tratamento

O tratamento varia com o tipo de degeneração. Há casos que exigem medicamentos antiangiogênicos (substâncias que inibem a ação dos fatores de crescimento vascular, reduzindo a formação e proliferação de novos vasos sanguíneos), aplicados diretamente no olho, e bloqueiam ou retardam a degeneração.

A terapia fotodinâmica também é uma forma de tratar essa doença. A técnica consiste no uso de um laser frio associado à infusão de um corante intravenoso.

Em alguns casos, o tratamento pode ser mais simples e voltado a um aporte nutricional multivitamínico, mudança de hábitos alimentares e a proteção dos olhos contra a exposição solar.

3- Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é uma doença provocada pela diabetes sobre os vasos sanguíneos do fundo do olho. Quanto os vasos estão danificados, causam hemorragia e vazamento de líquido na retina, provocando edema macular diabético.

Os principais sintomas dessa condição são:

• Visão embaçada, distorcida ou prejudicada por manchas;
  • Dificuldade de enxergar lateralmente;
  • Perda do foco da visão central.

Tratamento

A principal forma de tratamento para essa condição é a prevenção e/ou controle da diabetes. Quem tem diabetes ou casos na família deve manter um controle rigoroso dos níveis de açúcar no sangue e realizar o acompanhamento médico regular.

Além disso, podem ser prescritos remédios anti-inflamatórios e existem procedimentos cirúrgicos, como a fotocoagulação, que consiste na aplicação de laser sobre os pigmentos do fundo de olho, que ajudam na estabilização da doença.

Dicas de como manter a saúde da sua retina

Tenha um estilo de vida saudável

Os hábitos alimentares saudáveis influenciam todo o organismo, inclusive os olhos. A ingestão de vegetais verdes escuros é indicada, pois eles fornecem vitaminas benéficas para a retina como a vitamina A.

Além disso, é fundamental evitar o consumo de álcool e cigarro, substâncias tóxicas para o organismo e que provocam o envelhecimento das células oculares.

Use óculos escuros

Óculos com proteção ultravioleta (UV) devem ser utilizados sempre, pois a luz UV é prejudicial às células da retina, causando o envelhecimento precoce delas. Além disso, a incidência de raios UV nos olhos podem provocar catarata precoce e desenvolvimento de doenças degenerativas da retina.

Realize consultas oftalmológicas periodicamente

O médico irá avaliar a qualidade da visão e as condições oculares, além de solicitar exames para analisar a pressão intraocular e a retina, que devem ser feitos periodicamente.