Presbiopia

Os defeitos da visão podem afetar a percepção visual em um dos seus parâmetros: Acuidade visual, campo visual, visão de cores e sensibilidade aos contrastes.

A acuidade visual é um dos critérios para uma boa visão, e se refere ao poder de discriminação do aparelho visual.
Falamos de defeito do sistema óptico ou ametropia quando há correção óptica ( Nos casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia).

Presbiopia
Fenômeno habitual do envelhecimento ocular em todas as pessoas a partir de 45 anos, por diminuição natural da habilidade ocular de focalizar.

 

A presbiopia ou vista cansada, progride lentamente ate os 55 anos , e se estabiliza ao 60 anos, passando pelos estagio 2 tipicamente entre 50 e 60 anos com evidente incomodo na leitura. No estagio 3, a presbiopia cursa geralmente com a opacificação cristaliniana ou catarata.

 

A acomodação varia com idade: 14 dioptrias aos 10 anos de idade, 10 dioptrias aos 20 anos , 06 dioptrias aos 36 anos , 4 dioptrias aos 45 anos para desaparecer entre 60 e 70 anos.

 

Medir a presbiopia
Para compensar a presbiopia, é preciso usar uma correção óptica com lente de grau positivo.

 

De modo relativamente estandartizado: + 0.50 Dp aos 45 anos, +1.50 Dp aos 50 anos, +2.00 Dp aos 55 anos , +2.50 Dp aos 60 anos.

 

A presbiopia sendo defeito da visão para perto, o seu grau deve ser acrescentado ao defeito visual para longe, quando existe ( miopia, astigmatismo, ou hipermetropia ) . Na prescrição, será assim mencionado o grau para longe e adição de perto, com lente convergente que aumenta o poder óptico para leitura, e cujo grau depende da distância de leitura necessária para cada pessoa.

 

Presbiopia no paciente com miopia: A pessoa com miopia enxerga nitidamente de perto, quando retira os óculos de longe , o que faz pensar que a miopia estaria melhorando.

Corrigir a presbiopia:
A presbiopia evolui progressivamente e estabiliza-se em torno dos sessenta anos. O presbita deve trocar de grau de óculos a cada 2 anos em média, ocasião que permite a ele fazer o check up visual completo descartando outras patologias oculares.

 

A presbiopia pode ser corrigida através dos seguintes procedimentos:

Óculos com Lentes unifocais, simples para leitura pontual e estática a uma distância de 40 cm, não permitindo visão para longe.

Caso a pessoa tem grau para longe, é indicado uso de lentes progressivas, cada vez mais eficientes, na condição expressa que sejam montadas adequadamente.

 

Lentes para meio distância ou intermediários aumentam a profundidade de campo permitindo de enxergar de 40 cm a 1.5 m.

 

Lentes de contato: A presbiopia pode ser corrigida por lentes de contato. As lentes multifocais são de adaptação difícil, sendo um compromisso entre a visão para longe e para perto.

 

Pessoas com miopia podem se beneficiar com a monovisão ou esquema de bascula , sendo o olho dominante corrigido para longe e outro olho para perto.

A cirurgia :
- O presbilasik torna a córnea multifocal com zonas de poder refrativo diferente. É uma cirurgia personalizada mais indicada para as pessoas com hipermetropia e presbiopia.
- A monovisão ou “ bascula” corrige o olho dominante para enxergar perfeitamente longe, mantando um grau moderado de miopia para visão de perto no outro olho, técnica proposta essencialmente para as pessoas com miopia e presbiopia.
- A presbiopia pode também ser corrigida cirurgicamente com a colocação de implante de lente intra ocular, progressivo ou multifocal no lugar do cristalino natural.

 

A escolha da melhor correção óptica respeita diversos parâmetros, e será sempre personalizada.

Dr. Claudio Lottenberg

Geral, Córnea, Catarata e Refrativa

Dr. Diego Monteiro Verginassi

Geral, Retina e Vítreo e Trauma Ocular

Dra. Carolina Engelbrecht

Geral, Catarata e Refrativa

Dr. Luiz Guilherme M. Pimentel

Geral, Glaucoma Clínico e Cirúgico

Dra. Lilian Arantes Peixoto

Geral e Retina Clínica

Dra. Marina Lourenço de Conti

Plástica Ocular

O melhor para a sua saúde ocular