Descolamento de retina

O que é ?

O descolamento de retina é uma emergência oftalmológica e o médico deve ser procurado o mais rápido possível. A causa mais comum, ao contrário do que muitos pensam, pode ocorrer de forma espontânea, ou seja, o paciente não “fez nada demais”. Alguns fatores como trauma dos olhos ( bater o olho ou a cabeça ) e altos graus de miopia podem aumentar os riscos.

Por que ocorre?

O olho é preenchido por um gel, chamado vítreo que esta aderido a retina. Com o passar dos anos, muda-se a configuração desse gel e ele começa a se soltar ( descolamento do vítreo). Em alguns casos, a aderência é tão forte que repuxa a retina e pode rasga-lá. Ai podem começa os primeiros sintomas de um possível rasgo na retina : Flash de luz na visão moscas volantes , que são pontos pretos flutuantes no campo visual.

Gel vítreo “repuxando a retina   Gel vítreo “repuxando a retina”   rasgo na retina Rasgo na Retina

Como podemos tratar?

Nesse momento já é muito importante a procura do médico. Isso porque se for detectado apenas o rasgo, o tratamento pode ser realizado com a aplicação de um laser com mínimas sequelas.

Rasgo na retina tratado com pontos de laser ao redor Rasgo na retina tratado com pontos de laser ao redor

Porém, se houver a demora, pode entrar líquido pelo rasgo e assim surge o descolamento da retina.

Rasgo na retina com descolamento da retina Rasgo na retina com descolamento da retina

Sintomas do descolamento de retina:

Perda de campo visual

Quando isso acontece , o paciente incialmente começa a perder campo visual – podem aparecer manchas fixas na visão que tendem a aumentar com o tempo.

Cegueira

Se houver demora no tratamento, a tendência é toda retina descolar e a visão ficar muito ruim , podendo levar a cegueira. Quanto maior a demora no tratamento, maiores os riscos de cegueira, além de tornar a cirurgia muito mais difícil.

Como fica o olho com descolamento de retina?

Tudo isso acontece internamente e a aparência externa do olho é normal. Ou seja, você não notará nada de estranho ao observar o olho por fora.

Como é a cirurgia?

Existem algumas técnicas , mas basicamente podemos ter a vitrectomia (por dentro do olho) e a introflexão escleral (por fora do olho) . Em alguns casos, precisamos combinar as 2 técnicas.  Não existe transplante ou substituição da retina.

Não existe uma “cola instantânea” para retina e o REPOUSO é fundamental para o sucesso.