Como o colesterol afeta a saúde dos olhos

Qual o papel do colesterol?

O colesterol é essencial para o funcionamento das células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração, além disso, o colesterol também é importante para a formação de hormônios de vitamina D e até ácidos biliares, que ajudam na digestão das gorduras da alimentação.

No entanto, quando essa substância está em excesso em nosso organismo, pode estar associada a diversas doenças, inclusive, doenças oculares como a isquemia retiniana, retinopatia hipertensiva e a retinopatia diabética.

Isquemia retiniana

A Isquemia retiniana consiste na oclusão da artéria da retina, que leva a uma interrupção rápida severa do fluxo de sangue para o olho. Com isso, ocorre a isquemia da retina, estrutura onde se localizam os fotorreceptores.

Sem receber sangue, estas células não captam a luz e nem transmitem estímulo visual ao cérebro. Ou seja, há perda visual aguda e severa.

Caso não seja tratada imediatamente, em questão de poucos minutos ocorre a morte das células da retina e o dano pode ser permanente.

Retinopatia hipertensiva

A retinopatia hipertensiva ocorre quando a pressão arterial elevada, devido aos altos níveis de colesterol, provoca danos aos vasos da retina. Inicialmente, as pequenas artérias se estreitam, prejudicando o fluxo sanguíneo. Com o passar do tempo, ocorrem lesões nas paredes dos vasos resultantes do vazamento de fluidos e de sangue.  Sem tratamento, o quadro pode se complicar e levar à perda de visão.

Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é uma doença provocada pela diabetes e também pelo excesso de colesterol, que danifica os vasos sanguíneos do fundo do olho. Quanto danificados, eles causam hemorragia e vazamento de líquido na retina, que provoca o edema macular diabético.

Os principais sintomas dessa condição são a visão embaçada, distorcida ou prejudicada por manchas, dificuldade de enxergar lateralmente e perda do foco da visão

Como diagnosticar problemas oculares relacionados ao colesterol?

Alguns sintomas como placas amarelas visíveis na pálpebra e Halo Cerático (condição na qual o colesterol forma um círculo brilhante em tom branco azulado na córnea) são alterações visíveis que podem ser diagnosticadas por exames oftalmológicos específicos, sendo muito eficazes na detecção do acúmulo de gordura colesterol na região.

Dicas para controlar o colesterol no organismo

Menos gordura saturada, mais fibras

Alimentos com gordura saturada também carregam colesterol. Por isso, é ideal prestar atenção na quantidade de gordura saturada ingerida.

Esse tipo de gordura costuma estar presente em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, ultraprocessados, leites e derivados. Assim, é fundamental diminuir o consumo desses tipos de alimentos para controlar os níveis de colesterol.

Investir em uma alimentação rica em fibras e alimentos integrais é a melhor opção para realizar o controle do colesterol. Esses alimentos ajudam a reduzir a absorção de gordura pelo organismo. Entre eles, podemos citar: legumes, verduras, frutas frescas (com exceção do coco), leguminosas e cereais integrais, como arroz, aveia e trigo.

Alguns chás também podem ajudar, como o chá verde, que contém flavonoides e ajuda a evitar inflamações nos vasos sanguíneos.

Consuma mais ômega 3

O ômega 3 estimula a produção de HDL, o colesterol bom, ajudando não apenas a controlar o colesterol ruim (LDL), mas também os triglicerídeos.

Um alimento conhecido por suas boas concentrações é a carne de peixe, mas também pode estar presente em sementes como chia e linhaça, além dos óleos de linhaça, soja e canola, desde que prensados a frio. Nozes também são ricas em ômega 3.

Diminua a ingestão de açúcar

Cuidado com o excesso de açúcar como doces, refrigerantes e fast foods, além disso, evite alimentos que contenham fontes ocultas de açúcar, como xarope de milho com alto teor de frutose e algumas dextrinas.

Pratique exercícios físicos regularmente

Além dos cuidados com a alimentação, a prática regular de atividade física é benéfica no controle do colesterol porque é a maneira mais eficaz de queimar gordura corporal, ajudando na redução do colesterol LDL e aumentando o LDL.

Atividades aeróbicas promovem uma queima de gordura mais rápida, enquanto o trabalho muscular apresenta benefícios em um prazo mais longo em termos de queima calórica, controlando o nível de colesterol e contribuindo para a sua saúde ocular.

Não fume

O tabagismo também está associado ao controle do colesterol. Isso porque o cigarro está repleto de substâncias nocivas que potencializam a oxidação das partículas de colesterol, podendo causar inflamações nas artérias e influenciar no desenvolvimento de diversas doenças oculares.

Vá ao médico regularmente

Recomenda-se que o acompanhamento dos níveis de colesterol já comece aos 10 anos, ou antes, conforme recomendação médica. Somente com o apoio médico e a realização de exames é possível saber se os níveis de colesterol estão controlados.

Esse cuidado deve ser permanente, com repetições dos exames uma vez ao ano para adultos, ou conforme a recomendação médica. Além disso, é fundamental realizar consultas e exames complementares com o médico oftalmologista para prevenir qualquer alteração relacionada ao colesterol em sua saúde ocular.