A catarata é a opacificação do cristalino – a “lente” transparente logo atrás da nossa pupila – que afeta progressivamente a visão, podendo levar até mesmo à cegueira nos casos mais graves.
Na grande maioria dos casos, essa doença está associada ao envelhecimento. Por isso, é muito mais comum em pessoas acima dos 40 anos.
Mas outros fatores podem influenciar no aparecimento precoce da catarata, como o tabagismo, a diabetes, traumas oculares.
O uso contínuo de corticosteroides também está associado a um maior risco de desenvolver catarata.
Sintomas da Catarata:
- Halos e pontos luminosos ao redor de lâmpadas e outras fontes de luz
- Embaçamento da visão
- Diminuição do contraste
- Dificuldade para diferenciar tons pretos e azulados
- Piora da visão à distância
- Melhora parcial na visão de perto
Além desses sintomas, há outros menos comuns como a aparição de imagens “fantasma” (visão dupla), o aumento na pressão ocular.
Qual é o tratamento da Catarata?
Nos estágios iniciais, os efeitos da catarata sobre a visão podem ser controlados com o uso de óculos e lentes de contato específicas para cada pessoa.
Mas a única solução definitiva é a cirurgia.
Ela é recomendada de acordo com a progressão da doença e do quanto ela afeta a visão e a qualidade de vida do paciente.
Como é feita a cirurgia da Catarata?
O procedimento é feito por meio de uma pequena incisão no olho. Através dela, o médico realiza a fragmentação da catarata com um aparelho de ultrassom e a remoção dos resíduos do cristalino afetados pela doença (procedimento que leva o nome de facoemulsificação).
Depois que a remoção é feita, o médico introduz uma lente intraocular de acrílico ou silicone dentro da cápsula do cristalino.
O procedimento costuma ser rápido e com uma rápida recuperação.
Você suspeita que possa estar desenvolvendo catarata e precisa de orientações para o tratamento? Entre em contato conosco e agende uma consulta com nossos especialistas!